quinta-feira, 25 de março de 2010

Líderes Sérios, não Chatos!

Seriedade não tem de ser sinônimo de mau humor

O professor Mário de Abreu era considerado uma sumidade, sabia muito e nunca errava um prognóstico. Por isso, era o mais respeitado e temido da faculdade. Sem dúvida, ele era um homem muito sério. Certa vez, eu e alguns colegas entramos no elevador, que tinha um quadro de avisos, e vimos que a prova do professor Mário estava anunciada para a semana seguinte, quarta-feira, dia 3 de abril. Só que quarta-feira seria no dia 4, e não no dia 3.

Enquanto comentávamos o erro, a porta do elevador abriu e entrou quem? O terror em pessoa. Silêncio. Até que alguém ousou perguntar ao velho professor se a prova seria, afinal, no dia 3 ou na quarta-feira. Ele, então, olhou para o aviso e, sem se alterar, respondeu com outra pergunta: “O que você acha?”. Foi quando outro colega, no fundo do elevador, disse algo impensável:

“Quem acertar o dia já ganha dois pontos na prova”. Imaginamos que o ousado fosse ser fulminado pelo professor, mas ele, para nossa surpresa, disse: “Como é bom manter o bom humor e a alegria no coração.

Seriedade não tem de ser sinônimo de mau humor.

Continue assim, jovem”. Então sorriu e saiu do elevador sem esclarecer a dúvida. A partir de então começamos a notar que o professor Mário, o homem mais sério que conhecíamos, era dotado de um humor fino, agradável, presente principalmente nas situações mais difíceis, nas decisões complicadas. Ele sempre dava um jeito de desanuviar o clima e motivar as pessoas.

A fama que o precedia era injusta; ele não aceitava desatenção, incompetência, desrespeito, mas apreciava o humor inteligente. A vida me mostrou que a seriedade é importante para a carreira, mas precisamos redefinir seriedade. Profissionais sérios, engajados naquilo que fazem, estão sempre se aprimorando, buscando a excelência. A seriedade, quando se traduz em compromisso (com a empresa e com os colegas de trabalho), tem a ver com resultado.

Mas não com cara amarrada. Líderes que conseguem unir a seriedade ao bom humor têm maior facilidade de criar um ambiente agradável e de alto desempenho. A propósito, a prova foi na quarta-feira, o dia da aula do professor Mário, o bem-humorado homem sério.

Autor: Eugenio Mussak Professor do MBA da FIA e consultor da Sapiens Sapiens

Vamos refletir!

Suce$$o!

Acesse o site F1Consult: www.f1consult.com.br

Posted via email from f1consult's posterous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sem dúvida, será de grande valia para o nosso crescimento!

Suce$$o!
Farias