quarta-feira, 6 de junho de 2007

9 Passos para a Criatividade Máxima

Independente da sua atividade profissional, a criatividade faz com que você resolva problemas, identifique oportunidades e atinja resultados diferenciados. Para simplificar seu caminho, adote alguns comportamentos no seu dia a dia que certamente vão exercitar e potencializar sua criatividade.


1. Exercite seu cérebro. Existem diversas maneiras de fazer isso. Uma das mais divertidas é a capacidade de fazer tudo com as duas mãos com a mesma eficiência. Pratique fazendo algumas atividades do dia a dia, como escovar os dentes e comer com a sua mão não dominante. O importante é treinar a coordenação e ações simultâneas.


2. Faça todos os dias a pergunta mágica. Para cada atividade do seu dia, pergunte-se: "como é que eu posso fazer isso de forma diferente para maximizar meus resultados?".


3. Evite julgamentos prematuros. Durante a fase de geração de novas idéias, não julgue antecipadamente. Deixe-a. Muitas novidades surgem de idéias aparentemente malucas.


4. Descubra seu local criativo. Já parou pra pensar aonde e quando você cria mais? Isso pode fazer uma enorme diferença. Pense nas atividades que deixam você mais criativo.


5. Anote todas as idéias. Todos temos idéias todos os dias. O grande problema é que elas se perdem no caminho porque não são anotadas. Anote, anote, anote...


6. Use a diversidade como arma. Trabalhe em grupo, busque sugestões de pessoas de áreas e origens diferentes e outros níveis de conhecimento sobre o assunto.


7. Estabeleça uma meta. Esta é uma das formas mais eficazes de criar. Estabeleça metas de inovações para tudo. Se existe a meta, seu cérebro sabe que é possível. Experimente.


8. Arrisque. Criar é correr riscos e sair da zona de conforto. Arrisque-se a ter novas idéias, arrisque-se a apresentá-las na sua empresa, arrisque-se a insistir, arrisque-se...


9. Medite. Meditar já deixou de ser atividade religiosa ou esotérica. Seus benefícios já foram comprovados cientificamente. Ao meditar sua mente abre espaço para o novo.


Como você pode ver, são mudanças simples e práticas. O difícil é ter isso como prioridade e não perder o foco na implementação em função das demandas do dia a dia.

Esse é o desafio. Se você tiver a disciplina, criatividade não vai ser problema.


Um forte abraço.


Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sem dúvida, será de grande valia para o nosso crescimento!

Suce$$o!
Farias