segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Competir ou cooperar?

Jogar é viver e uma grande oportunidade criativa para encontrar com a gente mesmo. A partir disso, o "jogo" passa a ser conseqüência de nossas ações e relações em todos os âmbitos, principalmente no trabalho onde existem dois "estilos" básicos de jogo:

COOPERAÇÃO - que é o jogar COM o outro; e
COMPETIÇÃO - que é jogar CONTRA o outro.

Na COOPERAÇÃO, as pessoas ou grupos combinam as suas atividades juntas para conseguir realizar um objetivo comum, de tal maneira que o êxito de alguma das partes concorra para um maior êxito das demais.

Na COMPETIÇÃO, quando uma pessoa ou um grupo tem como objetivo um melhor resultado em relação à outra pessoa ou grupo, é gerada a oposição. Muitas das escolhas, comportamento e atitudes que temos - conscientes ou inconscientes -, têm suas raízes no mito da "natureza competitiva" do Homem.

Podemos dizer que o comportamento cooperativo é um aspecto fundamental e que somente através da cooperação, e agindo como um valioso e cooperativo membro da sociedade, podemos superar nossas limitações e sentimentos de inferioridade. Por outro lado, uma falta de cooperação e um conseqüente sentimento de inadequação, são as raízes de todos os estilos de vida inadequada.

Hoje as empresas, já possuem esta visão e estão investindo em "Formação de Equipes de Trabalho". Mesmo quando é óbvio que a cooperação é a melhor estratégia, traz melhores resultados e produz bem estar, muitas pessoas – infelizmente - ainda preferem competir a cooperar.

E você, faz parte de qual time?

Farias

5 comentários:

  1. Puxa, que alívio vê-lo escrever novamente, não pare nunca!!!!

    "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe. " Oscar Wilde

    Sucesso Sempre,

    Fer Goulart

    ResponderExcluir
  2. Brother
    Com certeza cooperação é no nome do Jogo, caso contrário cria-se outro problema maior o Conflito:
    Não devemos ter medo do conflito, porém devemos reconheceer que existe um modo destrutivo e um modo construtivo de proceder em tais momenots. Na diferença em se tratar o conflito pode estar o sinal do saudável, uma profecia do progresso. Aqui notam-se claramente as duas possibilidades de agir em relação aos conflitos, que são uma constante no dia-a-dia dos indivíduos, não podendo ser evitados de maneira absoluta..
    Livro:Negociação e Soluções de Conflitos - Do impasse ao ganha-ganha através do melhor estílo,estou lendo esse livro..excelente para o nosso dia a dia..

    ResponderExcluir
  3. denize gostosa linda fofa

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, sem dúvida, será de grande valia para o nosso crescimento!

Suce$$o!
Farias