domingo, 1 de julho de 2007

Liderar-se: o enigma do líder integral

O Líder Integral não é aquele que apenas forma seguidores; ele forma outros líderes e cerca-se de pessoas melhores do que ele, sem medo de ser superado.
O líder Integral deve ter força para tolerar incertezas, frustrações, angústias e, às vezes, até mesmo a dor do fracasso. Afinal, lidar bem com a dúvida e com os conflitos íntimos é um sinal de inteligência emocional.
Os verdadeiros líderes precisam percorrer o caminho da liderança carregados de perguntas, e não de respostas. Mas, para ter sucesso, ele precisa de aliados. Precisa de confidentes, de pessoas com as quais possa se abrir e revelar seus medos.
É preciso acabar com aquela idéia antiga de que o líder é um guerreiro solitário. O líder que se isola pode acabar levando a família, a empresa, ou a comunidade ao desastre.
Mas, nada disso funciona se o líder não for antes de tudo um líder de si mesmo. O Líder Integral tem de ser líder da própria vida.
Quando se fala em líderes sempre se pensa em como liderar outros. É preciso começar a pensar em liderar a nós mesmos. E para liderar a si próprio, cada um precisa ter uma profunda percepção das suas emoções, pontos fortes e fracos, necessidades, desejos e impulsos.
Quem se conhece bem sabe aonde quer chegar e por quê. Assim, é capaz de recusar uma oferta de trabalho financeiramente tentadora, se for contra seus princípios ou não se alinhar com seus objetivos de longo prazo. Quem se conhece, admite seus fracassos com franqueza e até relata essas situações com um sorriso – uma das características de quem se conhece bem é a capacidade de rir de si mesmo. Outra é a autoconfiança. Aposta em seus pontos fortes. Mas sabe pedir ajuda, se necessário. Decifrar-se é o mais complexo dos enigmas da liderança.
Liderar-se talvez seja o verdadeiro enigma do Líder Integral.

Pense nisso.

Abraço e muito suce$$o!!

Um comentário:

  1. Nossa..
    Gostei muito desses passos basicos de um bom administrador e empreendedor.
    Obrigado Farias, cada dia surpreendendo né rapaz, pode contar com um um novo fã, poste mais !

    Abraços ..
    Pedro Gomes (orkut)

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, sem dúvida, será de grande valia para o nosso crescimento!

Suce$$o!
Farias