segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Que tipo de competidor você é?

Além da competição existente no mercado entre as empresas, também há a competição de profissionais que buscam uma oportunidade de trabalho e ainda entre as pessoas que já estão nas organizações e lutam por novos cargos e melhores salários.

Para enfrentar a concorrência as empresas precisam melhorar sua produtividade e, por isso, exigem cada vez mais empenho, iniciativa e colaboração dos seus funcionários. Isto gera uma competição entre os seus próprios profissionais, que se empenham para apresentar um trabalho melhor e serem reconhecidos. Esta é uma realidade do mercado atual, mas tem dois lados: um saudável e outro nem tanto.

A competição não saudável é aquela feita pelo profissional que luta para conseguir uma posição melhor mesmo à custa dos seus colegas. Mais do que apresentar um bom trabalho, ela se baseia nas intrigas, no popular “puxar-o-tapete”, e em se apoderar dos méritos dos outros. Já a competição saudável é inerente ao ser humano. Não existe nada de errado nisto, pelo contrário, é graças a ela ocorre o desenvolvimento das empresas e das nações.

Na verdade, profissionais competitivos e eficientes são aqueles que agem com ética e respeitam seus colegas de trabalho, chefes, subordinados e clientes; possuem espírito de equipe e agregam valor à empresa e contribuem com a integração e colaboração no ambiente de trabalho. Além disso, são pró-ativos e não meros “tarefeiros” (cumpridores de tarefas); buscam o desenvolvimento constante, seja por meio de cursos e especializações e também mostram empenho e assiduidade. Isto não quer dizer que ele deve ficar após o expediente, mesmo porque muitos fazem isto apenas para impressionar, mas deve mostrar prontidão quando sentir que sua presença pode ser útil para os objetivos da empresa.

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." (Anatole France)

Acesse o site F1Consult: www.f1consult.com.br

Posted via email from f1consult's posterous

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, sem dúvida, será de grande valia para o nosso crescimento!

Suce$$o!
Farias