quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Uso Consciente das Redes Sociais

As redes sociais digitais invadem as empresas, seja de forma oficial ou informal. É fato que hoje diversos funcionários estão twittando ou escrevendo em seus blogs, algo que pode ou não estar relacionado à empresa. Mas o que fazer se o que foi escrito não agradar ou se o funcionário relatou algo em nome da empresa, sem ser seu "representante legal"? Esta é uma questão cada vez mais presente nas organizações.

  Não é possível controlar o que dizem a respeito da marca ou produtos nessas redes, mesmo quando a informação vem de um funcionário. Para minimizar os impactos de alguma citação "não moderada", algumas ações preventivas podem ser adotadas:

Ter uma política clara de uso das redes sociais: a falta de controle do que é dito nas redes é um fato, mas se os funcionários estão conscientes de seu papel e responsabilidade, o que poderia ser um problema, pode passar a ser um ponto positivo para os negócios. A política deve conter diretriz a serem seguidas e não pressupor um monitoramento ou coibição, as empresas devem buscar a conscientização e o uso produtivo. Uma forma de se conseguir isso é ter profissionais que possam servir como exemplo de boas práticas de utilização das redes, além de tornar público o direcionamento que a empresa terá do tema.

  Estimular o engajamento: funcionários que divulgam a marca, os serviços da empresa, ou que ajudam a solução de um problema do cliente, são "embaixadores" da marca e isto é um valor inestimável para os negócios. Ter funcionários atuando desta forma, alinhados com os negócios e com as metas, denota uma cultura forte e integrada, importante para manter a empresa lucrativa.

  Comunicação transparente e imediata: se não desejamos que fossem publicadas informações parciais ou erradas sobre um determinado assunto é necessário prover os funcionários de informações para que a "rádio corredor" não tenha audiência. As fofocas com a utilização das redes podem ter proporções inesperadas, pois toda informação é disseminada rapidamente e desfazer qualquer mal entendido não será tarefa fácil.

  Muitas vezes, teremos informações, que não poderão ser divulgadas ou que ainda não possuem uma resposta oficial. Nestes casos é importante medir os impactos da ausência de informação que costumam gerar ansiedade e especulação. Lembre-se de que isso poderá "cair na rede" e consequentemente, chegar até os clientes.

Essas são algumas das muitas questões sobre o uso das redes sociais nas organizações. As empresas precisam de ações preventivas para lidar com essa realidade e se preparar para a era da transparência, diálogo aberto e instantâneo. Não temos todas as respostas prontas, mas precisamos conversar (ou twittar) sobre estes e outros assuntos.

Abraços e Suce$$o
 

Posted via email from f1consult's posterous

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